Era uma vez...

Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades. Se os adultos adoram ouvir uma boa história, um “bom causo”, a criança é capaz de se interessar  ainda mais por elas, já que sua capacidade de imaginar é mais intensa.
(Eline Fernandes de Castro)


Segundo Regina Gregório, a leitura é uma forma exemplar de aprendizagem, é um dos meios mais eficazes de desenvolvimento sistemático da linguagem e do exercício intelectual, aumentando a possibilidade de normalização da situação pessoal de um indivíduo.

Sabendo, então,  da importância da leitura no universo infantil, a Turma do Pula-pula (professora Érika Luciano) apreciou,  dessa vez, a História: Animais e opostos, do autor: Sebastiano Ranchetti. Ele  explora vários tipos de animais, seu hábitat, sua alimentação e suas características físicas como grande/pequeno; alto/baixo; comprido/curto; pesado/leve, dentre outros.


Na sequência didática,  brincamos de imitar e a cantar músicas relacionadas a esses animais, depois montamos um mural na sala, destacando os opostos entre eles.

A leitura é fonte de prazer e, também, de conhecimento,  pois através da história abrangemos várias áreas do conhecimento como:

Linguagem oral: ao  conversarmos sobre os bichos e a levantarmos as informações através dos conhecimentos prévios que as crianças tinham sobre eles.
Matemática: ao destacarmos seus opostos por meio de conceitos matemáticos.
Movimento: ao brincarmos de imitá-los.
Música: ao cantarmos melodias relacionadas aos animais da história.


Natureza e sociedade: com a discussão sobre o seu hábitat e a importância de cuidar dos animais e preservar a natureza onde eles moram, classificação dos animais que voam, nadam e andam.


Foram muitas descobertas feitas através da história!

Compartilhe:

Postar um comentário

 
Copyright © Colégio Franciscano Imaculada Conceição. Designed by OddThemes