Experiências de Física em sala de aula

As dificuldades de aprendizagem em física não são recentes e, durante vários anos, vêm sendo diagnosticadas, levando estudiosos e pesquisadores da área de ensino a reconhecerem e tentarem desvendar os problemas que estão envolvidos nessa difícil problemática do ensino.

Existem diversas propostas para tentar acabar com a dificuldade como o surgimento da computação, por exemplo, com programas capazes de auxiliar na compreensão e resolução destes problemas. A utilização de softwares é ótima para a aprendizagem, contudo nada melhor que verificar, na prática, como funciona a teoria. A utilização de experimentos em sala de aula é, por isso, uma boa metodologia, pois possibilita aos alunos momentos únicos de contato prático com a matéria que está sendo lecionada. Por exemplo, quando se fala de cargas elétricas e formas de eletrização, é possível demonstrar os meios desta eletrização através do atrito do pente com o cabelo ou, até mesmo, do canudinho de suco, com o cabelo.

Assim, em um laboratório, pode ser dada uma aula diferente a respeito dos tipos de colisões; sobre indução magnética e muitos outros assuntos. O importante é saber que a utilização da experiência, como forma de aprendizagem, é uma metodologia de ensino interessante porque instiga o aluno a buscar e relacionar o conteúdo aprendido, ao experimento exposto pelo professor.
(Marco Aurélio da Silva – Equipe Brasil Escola) 

Partindo destas informações, propusemos aos alunos, do 2º ano do ensino médio, uma pesquisa sobre espelhos planos, seguida de uma demonstração experimental, em sala de aula.

Professora Carolina Lelis

As experiências foram um sucesso; verifiquem nas fotos abaixo:










Compartilhe:

Postar um comentário

 
Copyright © Colégio Franciscano Imaculada Conceição. Designed by OddThemes