O fazer pela criança

Sabemos que o conhecimento não é algo pronto e acabado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social. Aprender é um processo pessoal, que acontece dentro da cabeça de cada um, e esse processo exige que a criança pense por si própria.


Cada criança pensa diferentemente de outra, assim como também, diferentemente dos adultos. O pensamento evolui, passa por estágios e, em cada estágio, a criança tem uma maneira especial de compreender e explicar as coisas do mundo.


Sabemos que o pensamento e o aprendizado da criança desenvolvem-se ligados à observação, exploração e investigação do mundo. Quanto mais a criança explora as coisas do mundo, mais ela é capaz de relacionar fatos e ideias, tirar conclusões, ou seja, mais ela é capaz de pensar e compreender.


Sendo assim, oferecemos às crianças atividades que oportunizam a busca, a troca de experiências, de ideias e de saberes, favorecendo a conversação, o diálogo, a interação e, consequentemente, o crescimento pessoal e social. Atividades estas que desafiam o pensamento das crianças, que as incentivem a pensar, repensar e se reorganizarem para alcançar novas repostas. Desse modo, elas buscam soluções para os problemas que são propostos, pois o fazer é lúdico e incentiva o raciocínio, para que percebam o que estão fazendo.


Enfim, é necessário que haja um ambiente rico, estimulante, que possibilite à criança participar do próprio aprendizado e explorar o mundo à sua volta, mediante a experimentação ou a pesquisa em grupo,  Tudo isto,   buscando e propondo soluções, confrontando-as com as de seus colegas, defendendo-as e discutindo a respeito de seus pontos de vista.








Compartilhe:

Postar um comentário

 
Copyright © Colégio Franciscano Imaculada Conceição. Designed by OddThemes