Caça as bactérias

  
Esse trabalho envolveu os alunos do 2º ano matutino e vespertino. O objetivo foi mostrar que os microorganismos estão por toda parte e relacioná-los a hábitos como alimentação e higiene.
Com base no conteúdo da disciplina de Ciências, cujo tema abordado era  Hábitos Importantes,foi preparado um meio de cultura contendo todos os nutrientes que as bactérias precisam para crescer. Nesse caso, utilizamos gelatina sem sabor, água e um cubinho de caldo de carne. Depois de pronto, fizemos a coleta das bactérias em diferentes objetos e lugares da escola, inclusive alguns alunos, levados pela curiosidade, as coletaram do pé de uma das colegas.
Os meios de cultura ficaram fechados e, depois de alguns, dias vimos como ficaram. O que aconteceu? A multiplicação das bactérias... Havia bactérias de todos os tipos, com cores, tamanhos e formas diferentes.

Pudemos, então, a partir dessa experiência, tirar algumas conclusões:

* Mesmo em um lugar muito limpo podemos encontrar bactérias.
* Alimentos armazenados em condições inadequadas favorecem o crescimento de microrganismos.
* O cheiro ruim do nosso pé ou "chulé" é porque as bactérias encontram nesse ambiente, um lugar ideal para se reproduzirem, pois é úmido e tem os nutrientes de que elas necessitam para se desenvolver. A mesma associação podemos fazer ao cheiro ruim das nossas axilas que, também, se devem a elas, às bactérias.
* Como as bactérias estão por toda parte, aprendemos a importância de manter a boa higiene. Apesar de nossas mãos estarem, aparentemente, limpas, devemos sempre lavá-las com água e sabão, antes de toda e qualquer refeição.

Concluímos a nossa experiência visitando o laboratório e, com a contribuição da professora Glaucia, realizamos a observação no microscópio para entender que os microrganismos estão presentes em todas as partes, mesmo sendo invisíveis a olho nu.


















Compartilhe:

Postar um comentário

 
Copyright © Colégio Franciscano Imaculada Conceição. Designed by OddThemes