XVII Sarau do CFIC proporcionou música, poesia e reflexão


Um dos projetos mais aguardado todo ano no Colégio Franciscano Imaculada Conceição (CFIC) é o Sarau. Projeto esse, visto como espaço de socialização que influencia na construção do pensamento político do aluno ocorrendo nas trocas de ideias entre eles, e, assim, podendo exercer uma forte influência no pensamento político, inclusive através dos diálogos que podem ser estabelecidos entre a literatura, música, poesia e os problemas vivenciados pela sociedade. Nesse ano não podia ser diferente, a 17ª edição aconteceu no dia 27 de setembro e, mais uma vez, lotou o auditório do colégio.
Com o tema escolhido “A dor e a delícia de ser adolescente”, e baseado no livro “Confissões de Adolescentes” da atriz e escritora Maria Mariana professores e principalmente os estudantes dos nonos anos puseram mãos à obra na produção do texto, poemas e escolhas das músicas. Quem nos prestigiou esse ano encontrou aqui as revelações mais íntimas dos jovens: o súbito interesse por espécimes do sexo oposto, a questão das drogas, a importância dos amigos, a relação com os pais, e a montanha-russa de emoções turbinadas pelos hormônios.
O objetivo do Sarau é trazer à tona o protagonismo dos nossos educandos. Eles são tomados como elementos central da prática educativa e participam de todas as fases, desde a elaboração, execução até a avaliação das ações propostas pelos professores. A ideia é que o protagonismo deles possa estimular a participação de todos e influenciar as outras turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, contribuindo não apenas com o desenvolvimento pessoal dos alcançados, mas com o desenvolvimento do entorno em que os alunos(as) estão inseridos. Dessa forma, o protagonismo estudantil contribui para a formação de pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, com valores de solidariedade e respeito mais incorporados, o que contribui para uma proposta de transformação social.
Num mundo com relações dinâmicas tão diferentes, a educação e as formas de ensinar e de aprender não devem ser mais as mesmas. O Colégio Franciscano acredita que o caráter transformador acontece por si só quando pessoas se reúnem para compartilhar daquilo que simpatizam de forma a fazer pensar suas práticas diárias. Sendo assim, já estamos ansiosos para o Sarau de 2019 onde ele atingirá sua maioridade.

Veja o álbum de fotos em nosso Facebook, clicando aqui.

Compartilhe:

Postar um comentário

 
Copyright © Colégio Franciscano Imaculada Conceição. Designed by OddThemes