Lançamento de foguetes



Anualmente, a SAB (Sociedade Astronômica Brasileira) promove dois eventos educacionais voltados para alunos do Ensino Fundamental e Médio de todas as escolas em todo o país. Trata-se da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) e a MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes).
Diferentemente da OBA, que é uma prova teórica, a MOBFOG consta de uma competição prática de lançamento de foguetes na qual equipes de até 3 alunos podem se inscrever por intermédio de suas escolas. O Colégio Franciscano Imaculada Conceição está credenciado para participar da 22ª OBA e da 13ª MOBFOG com 10 equipes do Ensino Médio.
A MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
Nos dias 1 e 8 de abril, aconteceu o lançamento teste de foguetes com os alunos do médio, com participação dos ex-alunos Esriel Ferrari e Samuel Sodré, como avaliadores, por já terem participado da mostra em anos anteriores. Os melhores resultados foram selecionados para irem até o CEU (Centro Esportivo da Univale), no próximo sábado (13), às 8 horas, quando acontecerá a fase oficial dos lançamentos dos foguetes, junto com os alunos do SESI. Essa etapa é aberta ao público, que pode comparecer para prestigiar o trabalho dos alunos.
Nesse dia, serão medidas as distâncias de alcance do lançamento do foguete, para serem encaminhadas à MOBFOG. Após o envio de todas as escolas, até o dia 17 de maio, a MOBFOG define as notas de corte e então será informada a classificação dos medalhistas.
A professora do CFIC e do SESI e autora do projeto, Carolina Lélis, ficou satisfeita com os primeiros resultados. “Não tem como existir apenas um vencedor na MOBFOG, afinal, se todos saem aprendendo, consequentemente todos são campeões. O que mais me chama a atenção é a criatividade dos alunos aliada à interdisciplinaridade com matemática, física e química, onde aplicam os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Eles recebem orientações quanto ao funcionamento e montagem dos foguetes durante as aulas e no laboratório físico-químico, tornando o ensino ainda mais eficiente e aplicando os conceitos teóricos na prática” disse Lélis.

Compartilhe:

Postar um comentário

 
Copyright © Colégio Franciscano Imaculada Conceição. Designed by OddThemes