Orientação Profissional


O momento da definição profissional é gerador de incertezas, uma vez que, provavelmente, passaremos boa parte de nossas vidas desempenhando atividades profissionais/ocupacionais que dependerão das escolhas que fizermos. Diferentes trabalhos de orientação profissional são oferecidos por instituições e profissionais especializados. Na Rede Clarissas Franciscanas, desenvolvemos o POP - Projeto de Orientação Profissional, cujo diferencial é perfazer o caminho do autoconhecimento, da autorregulação, da percepção do sujeito histórico, transformador, protagonista de suas próprias escolhas. Entendemos que estas escolhas demandam análise, planejamento e elaboração de estratégias, e nosso maior desafio é oferecer recursos e possibilidades para que o adolescente tenha consciência do seu próprio potencial e habilidades, fazendo com que suas escolhas sejam mais assertivas.

Programação:
Iniciaremos com as turmas de 9º ano, 1ª e 2ª série do médio, um primeiro ciclo de encontros para reflexões que promovam o autoconhecimento. Este ciclo será composto por 3 ou 4 encontros, e serão conduzidos pela equipe gestora, professores e colaboradores do CFIC. Destacamos ainda, que os encontros terão continuidade no segundo semestre de 2019 e 2020, quando os estudantes estiverem cursando a série seguinte.

9º ano do Ensino Fundamental

Datas
06/05: Descobertas de si mesmo 1
13/05: Autorregulação emocional 1
15/05: Escolhas
23/05: Critérios para a escolha profissional

1ª série do Ensino Médio
Datas
08/05: Identidade e Autoestima 1
15/05: Projeto de vida 1
23/05: Autonomia X Responsabilidade

2ª série do Ensino Médio
Datas
08/05- Autoconhecimento
15/05 - Escolhas
23/05 – Critérios para a escolha profissional 

3ª série do Ensino Médio
Com a 3ª série do ensino médio, já começaremos com algumas estratégias de orientações pontuais, momentos de relaxamento para reflexões que promovam o autoconhecimento e concentração. Programamos também, três encontros para oficina de desenvolvimento de habilidades socioemocionais, por meio de exercícios e jogos cênicos, com o professor e ator Célio Martins. Os estudantes dessa série poderão, ainda, contar com a plataforma KUAU, (Aplicativo de Orientação Profissional). Os mesmos receberão orientações para uso.

Programação:
Oficinas com professor Célio Martins
12/04 - "Percepção de si"
26/04 - Percepção do outro
03/05 - Percepção do todo: juntos somos mais

Para todas as turmas do ensino médio:
23/04: Oficina de relaxamento e concentração (Mindfulness), com a professora Nauana Rocha


Compartilhe:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Copyright © Colégio Franciscano Imaculada Conceição. Designed by OddThemes