.



A Capoeira como prática pedagógica na escola

O Colégio Franciscano Imaculada Conceição, sendo uma escola de vanguarda, sempre valorizou a cultura local e regional, tanto as tradições culturais de matriz afro-brasileira quanto  as de matriz indígena, seja através do Colóquio Afro brasileiro, seja através do Projeto Ererré. Em concordância com a lei 10639, sancionada em 09 janeiro de 2003, cujo propósito é o de incluir a temática da “história e cultura afro-brasileira” em todos os segmentos da educação básica e também com a lei 11645, sancionada em 10 de março de 2008, que inclui a “história e cultura indígena” no currículo escolar, a escola mantém em sua proposta pedagógica componentes curriculares e projetos que fomentam essas manifestações culturais, dando aos alunos a oportunidade de conhecer, explorar, reconhecer e se apropriar da nossa herança cultural.
Sendo assim, nosso colégio também conta com diversas oficinas especializadas, dentre elas a Capoeira, que é uma arte/luta brasileira criada pelos escravos no tempo do Brasil colonial e presente em todos os segmentos da escola. Com uma diversidade enorme de conteúdos, a Capoeira traz em si mesma muita história, música, ancestralidade, além, é claro, de muitos gestos, expressões e movimentos que, unidos, criam infinitas oportunidades e situações de aprendizagem de modo a favorecer o  desenvolvimento de diversas habilidades e competências de seus praticantes. Todo trabalho desenvolvido através da Capoeira tem respaldo no PPP( Projeto Político Pedagógico) e está em concordância com a BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, documento que norteia as ações das instituições de ensino no país. 
A Capoeira no Colégio Imaculada é ministrada pelo Mestre Tetê (Paulo Roberto dos Santos Ribeiro), que é Mestre de Capoeira, Pedagogo, licenciado em Educação Física e pós graduando em Neuropsicopedagogia. Tetê é o idealizador do Projeto Capoeira/Escola em Governador Valadares e atua na área há vinte e oito anos, compartilhando seu conhecimento aqui na escola, em projetos sociais, além de pesquisar e divulgar a Capoeira no Brasil e no exterior, mantendo escolas de Capoeira na Europa, Oriente Médio e África.

Compartilhe:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Copyright © Colégio Franciscano Imaculada Conceição. Designed by OddThemes