Proposta Pedagógica

A Rede Clarissas Franciscanas, por meio de suas escolas em Pastoral, e inspirada nos ensinamentos de Santa Clara, São Francisco e Madre Serafina, propõe ser instrumento do processo educativo, contribuindo na formação da pessoa humana que seja:

- Aberta à transcendência para reconhecer o sentido das coisas, dos outros homens e de Deus em sua vida;
- Alguém que valorize a história e a cultura de seu país;
- Politizada e atuante;
- Idealista, corajosa e sensível na busca de sua identidade;
- Preparada para o compromisso de buscar melhores estruturas sociais;
- Consciente de seu papel na dimensão planetária e comprometida com a busca de melhor qualidade de vida;
A Rede Clarissas Franciscanas busca a construção de uma sociedade fundamentada nos valores cristãos de solidariedade, liberdade, justiça, fraternidade, partilha, cordialidade e dignidade humana, objetivando garantir que os deveres e direitos sejam respeitados.
Acreditamos que o Reino de Deus começa na promoção de uma sociedade:

- Sem preconceitos e discriminação;
- Democrática;
- Sem excluídos e excludentes;
- Em que os avanços tecnológicos favoreçam o conhecimento crítico da realidade histórica;
- Que esteja a serviço da vida.
A Rede Clarissas Franciscanas desenvolve sua prática pedagógica à luz da Educação Libertadora, que preconiza a discussão dos temas sociais e políticos como forma de atuação para transformar a realidade política e social. Entende, porém, que não basta ter como conteúdo escolar as questões sociais atuais, sendo necessário que os indivíduos tenham pleno domínio de conhecimentos, habilidades e capacidades mais amplas para que possam interpretar suas experiências de vida e defender seus direitos de cidadãos.
Nessa perspectiva, propõe uma educação direcionada para a formação do espírito crítico e investigativo, além da posse do sentido profundo do que se estuda, tornando-se o estudar uma atitude participativa frente ao mundo.
A Rede Clarissas Franciscanas, desenvolve uma educação:

- Aberta, criticamente, aos avanços científicos e às inovações pedagógicas;
- Contextualizadora, problematizadora, dinâmica e criativa, que parte da vida e retorna para a vida;
- Que convida o aluno a ser sujeito do próprio conhecimento;
- Que considera o conhecimento como um processo que se constrói e reconstrói ao longo da vida e que se realiza em constante interação com o outro;

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