Serviço Social

Assistente Social:
Maykellyane Lourenço

Horário de Funcionamento:2ª feira: 7h às 13h
3ª feira: 7h às 13h
4ª feira: 13h às 19h
5ª feira: 7h às 13h
6ª feira: 16h às 22h

Fone: (33) 3271-6227 - Ramal: 211

A Província Santa Clara, mantenedora do Colégio Franciscano Imaculada Conceição tem nos seus princípios éticos e políticos a busca da construção de uma sociedade fundamentada nos valores cristãos de solidariedade, liberdade, justiça, fraternidade, partilha, cordialidade e dignidade humana, objetivando dessa forma garantir que os deveres e os direitos dos cidadãos sejam respeitados.

O trabalho realizado pelo Serviço Social no Colégio Franciscano Imaculada Conceição tem como norte o acesso e a permanência na perspectiva da inclusão social e democratização do ensino, assegurando aos estudantes igualdade de oportunidade no exercício das atividades acadêmicas na perspectiva de preservar e difundir esses valores éticos.

PROJETO GRATUIDADE EDUCACIONAL

Com intuito de minimizar os agravantes da desigualdade social, a Província Santa Clara desenvolve no Colégio Franciscano Imaculada Conceição o Projeto de Gratuidade Educacional que tem como objetivo promover a inclusão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na educação básica, garantindo-lhes um ensino de qualidade e formação para o exercício da cidadania.

O perfil para o recebimento da gratuidade escolar (integral ou parcial) é definido por lei e a identificação das famílias ocorre por meio da realização de análise socioeconômica (mediante a apresentação de documentação comprobatória), que inclui procedimentos como entrevistas com a assistente social e realização de visitas domiciliares (quando consideradas necessárias).

Os critérios adotados para a seleção dos candidatos seguem as determinações da Lei nº 12 101/2009 e seus desdobramentos (Decretos e Portaria ora publicados). Anualmente, o Colégio avalia a disponibilidade de oferta e adequa seus procedimentos para o atendimento às famílias, na perspectiva da continuidade das gratuidades oferecidas.

Ao Serviço Social compete:
 I - Desenvolver e executar o projeto de gratuidade da instituição conforme legislação vigente.
II - Estabelecer relação entre escola, família e comunidade.
III - Elaborar projetos e programas sociais.
IV - Criar espaço de reflexão, socialização e conscientização dos pais e alunos para melhor integração com o meio em que vivem.
V - Atender alunos e família por meio de contatos formais ou informais, entrevistar individualmente e fazer visitas domiciliares, quando necessários.
VI - Realizar estudos socioeconômicos das famílias dos alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade e /ou risco social, para concessão de bolsas de estudos, conforme legislação vigente.
VII - Manter registros sociocontábeis das bolsas de estudos concedidos.                       
VIII - Elaborar, implementar,  executar e avaliar o projeto de gratuidade educacional.
IX - Realizar atendimentos individuais, em grupo e de famílias, para acompanhamento dos benefícios de gratuidade educacional.
X - Fazer encaminhamentos sociais de pais, alunos e funcionários, quando necessário.

XI - Cumprir quaisquer outras obrigações e atribuições previstas ou determinadas pela direção, no âmbito de sua competência.

 
Copyright © Colégio Franciscano Imaculada Conceição. Designed by OddThemes