Pastoral Escolar


icone-facebook-colegio-franciscano-regina-pacisicone-email-colegio-franciscano-regina-pacis
icone-youtube-colegio-franciscano-regina-pacisinstagram.com/cficgvicone-portal-do-professor-colegio-franciscano-regina-pacis icone-portal-do-aluno-colegio-franciscano-regina-pacis
ensino-medio-do-colegio-franciscano-regina-pacisensino-medio-do-colegio-franciscano-regina-pacisensino-medio-do-colegio-franciscano-regina-pacisensino-medio-do-colegio-franciscano-regina-pacis
serviço de orientação religiosa do colegio franciscano imaculada conceição

Horário de Atendimento

Matutino: Segunda-feira, terça-feira, quarta-feira e sexta-feira: 7h30min -12h
Vespertino: Segunda-feira, Quinta-feira e Sexta-feira : 13h30min -17h30min

Contato: Ir. Andrea

Ramal: 209

 

Ao Serviço de Orientação Religiosa (SOR) e Pastoral, que tem por finalidade animar e coordenar o processo evangelizador, dentro e fora da ação educativa da escola, aspecto prioritário da filosofia educacional do Sistema de Ensino Clarissas Franciscanas, compete:

 

I – Animar e coordenar o processo evangelizador, dentro e fora da ação educativa do colégio, aspecto prioritário da filosofia educacional da Rede.

II - Compartilhar com a direção a responsabilidade pastoral do Colégio.

III - Manter a comunidade escolar esclarecida e consciente da mística e do carisma francisclariano, auxiliando na divulgação da missão, visão e valores institucionais.

IV - Incentivar e acompanhar as manifestações do Sagrado no calendário Litúrgico e Civil.

V - Apresentar estratégias para interação entre a prática educativa e o projeto pastoral da escola.

VI - Favorecer a conscientização e formação dos educadores, tendo como referência o eixo central assumido pela Rede.

VII - Elaborar, realizar, sugerir e apoiar todos os momentos de espiritualidade em todos os encontros, celebrações para professores, alunos, funcionários, coordenadores e pais.

VIII - Planejar e acompanhar o processo evangélico-libertador do colégio, em um espírito de integração com os outros serviços.

IX - Proporcionar condições de aprofundamento da fé e crescimento pessoal, numa dimensão crítica, criativa e participativa, em vista de uma sociedade justa e fraterna.





Um convite especial!

postado em 21 de fev de 2016 07:23 por prof.esterlopes@cfimaculadaconceicao.com.br   [ atualizado em 25 de fev de 2016 05:01 por Henrique Lisboa ]

Neste Ano Jubilar da Misericórdia, somos convidados a intensificar nosso amor a Deus e ao próximo para que as bênçãos divinas se espalhem por toda a Terra.

Nossa equipe do SOR Oferece um espaço para seu crescimento espiritual e religioso, onde a prática da paz e do bem sejam a característica principal do nosso grupo.

A primeira reunião será realizada no dia 5 de março de 2016, às 15h30min, no galpão do colégio, e nossa  primeira visita será na Associação Santa Luzia, no dia 19 de março, às 15 horas.

Contamos com a sua participação.


Equipe do SOR/Pastoral

Retiro espiritual para educadores do CFIC

postado em 20 de fev de 2016 11:35 por prof.esterlopes@cfimaculadaconceicao.com.br   [ atualizado em 24 de fev de 2016 13:43 por Henrique Lisboa ]

O retiro espiritual para os educadores do CFIC será realizado no dia 12 de Março de 8h até 15h.

 

Tema: Misericordiosos como o Pai  -  orientado pelo Frei Marcelo (OFM Cap.)
Reflexão: parábola do filho pródigo

Local: sítio da Tia Lene - a caminho do Pico do Ibituruna.

Taxa de inscrição: R$10,00.

Ficha de inscrição: sala dos professores – Horário dos intervalos

Café: compartilhado

Almoço: confraternização.

Veja, abaixo, as fotos do local onde acontecerá o retiro.
Você é nosso convidado!!

                                                              


4ª Campanha da Fraternidade Ecumênica

postado em 17 de fev de 2016 10:08 por prof.esterlopes@cfimaculadaconceicao.com.br   [ atualizado em 18 de fev de 2016 01:25 por Henrique Lisboa ]

A Campanha da Fraternidade de 2016 é a quarta campanha Ecumênica realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs.

No ano de 2000 aconteceu a primeira campanha da fraternidade ecumênica, com o tema Dignidade Humana e Paz  e com o lema Novo milênio sem exclusões.

Cinco anos depois, em 2005, realizou-se a segunda, que teve como tema Solidariedade e Paz e como lema Felizes os que promovem a paz.

Em 2010, a campanha da fraternidade ecumênica falou sobre o tema de Economia e Vida, com o lema Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro.

E agora em 2016, o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica é Casa Comum, Nossa Responsabilidade e o lema Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca, pois o foco está no no saneamento básico, no desenvolvimento, na saúde integral e na qualidade de vida.

Oração da CFE 2016

Deus da vida, da justiça e do amor
Tu fizeste com ternura o nosso planeta
Morada de todas as espécies e povos.

Dá-nos assumir, na força da fé
E em irmandade ecumênica
A corresponsabilidade na construção
De um mundo sustentável
E justo, para todos.

No seguimento de Jesus
Com a Alegria do Evangelho
E com a opção pelos pobres.

Amém!


Pai Nosso (versão Ecumênica)

Pai Nosso que estás nos céus
Santificado seja o teu nome
Venha a nós o teu reino.

Seja feita a tua vontade
Assim na terra como no céu
O Pão Nosso de cada dia dá-nos hoje
Perdoa-nos as nossas ofensas
Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.

E não nos deixeis cair em tentação
Mas livra-nos do mal

Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre.

Amém!

 

Aprenda o Hino da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016.

https://www.youtube.com/watch?v=vVydkEQOApY

 

Encontro Anual do Setor de Pastoral da Rede Clarissas Franciscanas

postado em 10 de nov de 2015 03:05 por prof.esterlopes@cfimaculadaconceicao.com.br   [ atualizado em 10 de nov de 2015 03:07 por Henrique Lisboa ]

Nos dias 6 e 7 de novembro, professores do Ensino Religioso, membros da Equipe do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral, Coordenadores Pedagógicos e Diretores dos quatro colégios da Rede Clarissas Franciscanas reuniram-se no Convento São Francisco, em Belo Horizonte, para avaliar a caminhada e tratar  sobre questões pertinentes ao setor.

Os temas trabalhados e refletidos foram os descritores do Ensino Religioso, a Base Nacional Comum da Educação e a Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco. Todos os participantes do encontro vivenciaram um momento rico em formação e partilha.

A partir desse encontro, novos lineamentos serão apresentados para o planejamento de 2016.


 


Missão Cafelândia 2015 foi marcada por muita emoção

postado em 29 de set de 2015 17:51 por prof.esterlopes@cfimaculadaconceicao.com.br   [ atualizado em 6 de out de 2015 09:43 por Henrique Lisboa ]

O Setor de Orientação Pastoral, o SOR, realizou na última semana a Missão Cafelândia 2015. A proposta pedagógica do Colégio Franciscano Imaculada Conceição tem como prioridade oferecer aos seus alunos uma formação integral e humana. A experiência missionária, vivida na cidade de Cafelândia nos dias 24, 25 e 26 de setembro, foi uma oportunidade de fortalecer o crescimento espiritual, humano e cristão de todos os envolvidos. Este ano, participaram 43 missionários, entre eles professores, alunos, ex-alunos e as Irmãs Clarissas com suas postulantes.

A comunidade de Cafelândia fez uma recepção festiva com foguetes, o que deixou os missionários emocionados. A acolhida carinhosa, atenta e na simplicidade das pessoas fez a equipe missionária se sentir em casa. O lema da missão: SOMOS DA PAZ foi trabalhado com as crianças, adolescentes, jovens e professores da Escola Municipal Hermínia Lopes, por meio de brincadeiras, palestras, dinâmicas, músicas e teatro. As visitas missionárias às famílias do bairro marcaram, positivamente, todos os envolvidos. “A realidade experimentada pelos missionários ficará marcada na vida de cada um, como testemunho de vida”, disse Irmã Andrea Cecília, coordenadora do Ensino Religioso, do CFIC.

Campanhas solidárias foram feitas, e os alimentos, roupas e brinquedos, entregues gratuitamente aos moradores de Cafelândia. O setor de Orientação Pastoral agradece a toda comunidade Educativa do CFIC pelas contribuições materiais e espirituais para essa tarefa de propagar a paz e o bem franciscano. Um profundo agradecimento, também, aos alunos, professores e irmãs que participaram e fizeram possível a MISSÃO CAFELÂNDIA.

Irmã Andrea finaliza, dizendo: “Confiamos a Deus a vida de todas as pessoas que moram em Cafelândia e de todas as famílias dos missionários que confiaram nesta proposta pastoral do nosso Colégio. Que Francisco, Clara e Madre Serafina intercedam por todos para continuarmos construindo um mundo mais justo, fraterno, pacífico e solidário!”



Testemunho

Iago Gabriel é aluno do 8º ano. “Quando cheguei ao Colégio Imaculada, soube das missões e tinha o sonho de participar, mas  não era permitido pela minha idade. Então, prometi a mim que, quando chegasse a hora, não perderia a oportunidade”, disse Iago. O aluno destacou ainda a emoção que sentiu ao notar a simplicidade dos moradores de Cafelândia e ao sentir-se acolhido pelas pessoas que visitou, em missão. “A experiência é marcante e sensacional. Nunca mais vou me esquecer do que vivi lá. Eles têm tão pouco, e querem dividir tudo conosco. Isso me emocionou muito! Quero participar mais vezes, sem dúvida” finalizou.

 

                                                                                                                          Vejam  as fotos em nossa página do Facebook:  https://www.facebook.com/imaculadagv


Encontros de formação

postado em 19 de set de 2015 08:57 por prof.esterlopes@cfimaculadaconceicao.com.br   [ atualizado em 24 de set de 2015 05:15 por Henrique Lisboa ]

A Equipe do SOR/Pastoral, em parceria com a Coordenação pedagógica, a equipe de Assessoria psicológica, com Tatiana Guimarães e Karyne Peçanha e contando, ainda, com a colaboração de alguns professores, realizou as jornadas de formação com os temas: Paz nas redes sociais e Líderes mundiais promotores da paz. Os temas escolhidos se fundamentam na proposta da Campanha da Fraternidade e no Ano da Paz, declarado pela CNBB.

Seguindo um roteiro de reflexões e debates, somado aos momentos de partilha, confraternização e espiritualidade, os alunos participaram de encontros de formação na chácara das irmãs, localizada na Ilha dos Araújos. O ambiente natural, à beira do rio, possibilitou e favoreceu um clima descontraído e lúdico para a realização da proposta do projeto. A presença das psicólogas ajudou para rever alguns pontos que precisam ser melhorados por cada turma.

O objetivo principal foi refletir sobre a importância da paz em todos os níveis da vida, especialmente no convívio social. Educar para a paz e construir uma cultura de paz são os pilares que movimentam toda a dinâmica da proposta. Alunos de todas as turmas pediram que a experiência fosse repetida e mais espaços criados para favorecer a integração e a fraternidade entre eles.

 

 

 

 

Infância e juventude missionárias

postado em 19 de set de 2015 08:40 por prof.esterlopes@cfimaculadaconceicao.com.br   [ atualizado em 19 de set de 2015 08:40 por Henrique Lisboa ]

 O objetivo para a criação dos grupos de Infância missionária e Juventude missionária é educar crianças e jovens na fé, inserindo-os em situações missionárias e de aprendizagem, numa dimensão universal.  Nos encontros,  observa-se olhares curiosos e falas pertinentes à proposta: o desejo de ser solidário, em diferentes situações.

Em grupo, eles discutem sobre gestos concretos que podem acontecer e de como podem contribuir para a construção de um mundo mais fraterno.

Os encontros da infância e juventude missionárias são dirigidos por Ir. Andrea Moreno, Janaína Martins e a ex-aluna do colégio Yessa,  com momentos de cantos, dinâmica, partilha e apresentação da proposta.



Celebrações pascais

postado em 19 de set de 2015 08:13 por prof.esterlopes@cfimaculadaconceicao.com.br   [ atualizado em 19 de set de 2015 08:14 por Henrique Lisboa ]

A comunidade educativa do Colégio Franciscano Imaculada Conceição vivenciou intensos momentos de espiritualidade, durante as celebrações pascais. As professoras, com grande empenho, animaram o cultivo da espiritualidade cristã por meio de singelas celebrações, até alcançarem a festa maior: Ressurreição de Cristo.

Os alunos da EF II e Médio participaram da celebração penitencial,  durante a qual pediram a Deus a graça do perdão e da reconciliação. Na sexta-feira, dentro da oitava de Páscoa, foi celebrada a Santa Missa de Ressurreição, presidida por Padre Sebastião que, com grande carisma, conduziu a liturgia, enfatizando a vida nova que Cristo  convida a viver e anunciar. Estas celebrações foram animadas pelos próprios jovens, que expressaram sua fé, de maneira muito piedosa, bem como os professores e funcionários dos diversos segmentos que fizeram, também, sua celebração pascal.

Todos firmaram o compromisso por um mundo mais humano e fraterno, a serviço da humanidade, como a Campanha da Fraternidade 2015 tem  convidado a refletir e a rezar.

Retiro dos educadores

postado em 18 de set de 2015 13:47 por prof.esterlopes@cfimaculadaconceicao.com.br   [ atualizado em 18 de set de 2015 13:47 por Henrique Lisboa ]

O Retiro dos Educadores aconteceu no jardim da Escola,  e foi preparado pela equipe do SOR com a participação do Pe. José Sebastião Gonçalves (Padre Escolápio) que desenvolveu o tema proposto: Jesus humaniza nossas relações. O retiro foi marcado por  vários momentos: partilha do lanche, cantos, oração em grupo, reflexão sobre o tema, momento de oração pessoal, partilha da oração e absolvição dos pecados. O padre Sebastião discorreu sobre os seguintes pontos:

  •   Diante de um mundo desumanizado, com crises relacionais em todas as esferas,  desde a família até o trabalho, resta-nos o desafio de trabalhar em prol da humanização de nossas relações.
  •  Parodiando Simone de Beauvoir, podemos dizer que ninguém nasce humano, torna-se humano. Nossa humanização, portanto, é uma tarefa diária, nosso pão de cada dia.
  •   Não confundamos a espécie homo sapiens com a existência humana. Todos existimos como animais desta espécie, mas nem todos alcançamos um nível de humanização suficiente.

PARA PENSAR REZANDO, E REZAR PENSANDO

 Ao final, cada qual fez a seguinte reflexão pessoal:

  •  Sinto-me tocado (a) por Jesus, em minha humanidade? Em que experiências percebo isso?

  •  Quais as situações do dia a dia em que me sinto desfigurada (o)?

  •  Exercito diariamente a compaixão?

  •  Como está o nível das minhas relações humanas no trabalho, na família, na Igreja?

  •  Em qual passagem bíblica  senti-me  mais tocado (a) em minha intimidade? Jesus Já me tocou e olhou? Em quais ocasiões?

 Foram momentos de introspecção  e decisão.

Campanha da Fraternidade 2015

postado em 18 de set de 2015 13:22 por prof.esterlopes@cfimaculadaconceicao.com.br   [ atualizado em 19 de set de 2015 18:19 por Henrique Lisboa ]

Aconteceu, na sala de multimídia II, uma  reunião  organizada pelo SOR. A oração inicial foi dirigida pela professora Janaína e o tema da Campanha da Fraternidade 2015: Igreja e sociedade, cujo lema é Eu vim para servir foi desenvolvido pelo professor Wanderlei Maria Mendes.   

No mesmo dia,  realizou-se, com os funcionários, uma hora de espiritualidade que  contou com a participação da Ir. Andrea,  Kariny Peçanha e a professora Janaína. O objetivo foi refletir sobre o tema da CF2015: Eu vim para servir.

Além disso, esse encontro promoveu um momento de interiorização e reflexão sobre a forma como cada um está servindo a Deus, em sua vida.

Houve cantos, texto bíblico, dinâmica e oração.


 



1-10 of 19