(Eline Fernandes de Castro)
Segundo Regina Gregório, a leitura é uma forma exemplar de aprendizagem, é um dos meios mais eficazes de desenvolvimento sistemático da linguagem e do exercício intelectual, aumentando a possibilidade de normalização da situação pessoal de um indivíduo.
Sabendo, então, da importância da leitura no universo infantil, a Turma do Pula-pula (professora Érika Luciano) apreciou, dessa vez, a História: Animais e opostos, do autor: Sebastiano Ranchetti. Ele explora vários tipos de animais, seu hábitat, sua alimentação e suas características físicas como grande/pequeno; alto/baixo; comprido/curto; pesado/leve, dentre outros.
A leitura é fonte de prazer e, também, de conhecimento, pois através da história abrangemos várias áreas do conhecimento como:
Linguagem oral: ao conversarmos sobre os bichos e a levantarmos as informações através dos conhecimentos prévios que as crianças tinham sobre eles.
Matemática: ao destacarmos seus opostos por meio de conceitos matemáticos.
Movimento: ao brincarmos de imitá-los.
Música: ao cantarmos melodias relacionadas aos animais da história.
Natureza e sociedade: com a discussão sobre o seu hábitat e a importância de cuidar dos animais e preservar a natureza onde eles moram, classificação dos animais que voam, nadam e andam.
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.