Aconteceu, no auditório do colégio, um momento coletivo com as turmas do Fundamental II, cujo objetivo foi lançar um olhar crítico, sobre os acontecimentos que envolveram a empresa Samarco e o desastre ambiental advindo do rompimento da barragem de Fundão.
Para que essa reflexão fosse possível, os alunos assistiram ao filme brasileiro: Narradores de Javé, que retrata a saga dos moradores de um povoado do interior baiano, condenado ao desaparecimento pela construção de uma hidrelétrica. A partir de seu enredo, traçou-se um paralelo entre a realidade atual e as várias disciplinas curriculares.
A relação do filme com o contexto vivenciado foi amplamente discutida nessa mesa-redonda interdisciplinar que os professores do ensino Fundamental II decidiram fazer, abordando temáticas que passam pela memória cultural, identidade individual e coletiva, questões ambientais, capitalismo, marginalização social e solidariedade.
Assim sendo, a professora Gláucia, de biologia, explicou sobre o funcionamento das barragens, o professor Luiz, de história, dissertou sobre memória e identidade e Irmã Andrea, coordenadora do Serviço de Orientação Religiosa, fez alguns apontamentos sobre o contexto do filme e toda a situação vivenciada, à luz do Evangelho.
Os alunos participaram, ativamente, e enriqueceram o encontro coletivo com perguntas, as quais retomaram, em diversos momentos, os conteúdos trabalhados ao longo do ano.
Veja mais fotos em nossa página do Facebook
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.