A escola é o espaço por excelência no qual a diversidade étnico-racial e cultural se encontram, possibilitando o diálogo entre as várias manifestações culturais. Com o objetivo de desmistificar a cultura africana na influência gerada à cultura nacional, podendo-se, assim, encontrar alternativas para o combate à discriminação racial contra os negros na sociedade, acontece no dia 10 de maio, às 19 horas, no auditório do Colégio Franciscano Imaculada Conceição, o III Colóquio da Cultura Afro, que neste ano tem como tema: “História e luta do afrodescendente no Brasil”.
Partindo dessa temática, as turmas do 4º e 5º ano estão a produzir e construir um encontro com a finalidade de estimular e romper paradigmas, de expor seus conhecimentos, refletir e assumir posturas coerentes na sua relação interpessoal. Nesta oportunidade, pessoas de diferentes segmentos, irão nesta noite, explanar sobre as vivências pessoais e profissionais, tendo em vista que é preciso conscientizar, desde a infância, o respeito por esse povo, que mesmo tendo sido tão perseguido, conseguiu trazer toda a imensa diversidade cultural, e, desse modo, contribuir com na formação da sociedade brasileira. Na ocasião, contaremos com a participação especial de Flávio Pimenta Brasileiro, músico e professor, e Ana Aparecida Souza de Jesus “AnaAfro”, pedagoga, especialista em gênero e raça, membro do coletivo Abayomi-GV, que serão entrevistados pelas crianças.
O evento tem entrada gratuita e é aberto ao público. Certificados de participação serão emitidos para acadêmicos que assinarem a lista de presença, preenchendo os dados.
Me sinto honrada em ver esse trabalho que iniciei em 2015, gerando frutos e dando continuidade com minhas colegas de trabalho! A luta pela conscientização não pode parar, continuemos em frente!
ResponderExcluir